Orientação vocacional

A terapia de orientação vocacional avalia e analisa a sua personalidade, interesses pessoais e profissionais, assim como a sua inteligência, para depois o encaminhar na direção certa para conseguir uma maior realização pessoal.

Sobre Orientação vocacional


A orientação vocacional, diferente do que imaginam, é um processo que ocorre durante um período extenso da vida, iniciando na infância e estendendo-se para a fase adulta. À medida que o indivíduo cresce, os fatores da realidade tornam-se cada vez mais importantes como determinantes na escolha profissional. Interesses pessoais, nível de inteligência, necessidades, aptidões, valores, motivações, os modelos parentais, a comunidade em que vive e a idealização de futuro são outros fatores que influenciam diretamente esta decisão.

Porém, há pesquisas recentes que defendem o autoconhecimento como alternativa primordial neste momento de escolha profissional. E para isso, é necessário que o indivíduo tenha condições cognitivas e emocionais para identificar e trabalhar questões pessoais, que possibilitem uma escolha eficaz, podendo contribuir para uma satisfação profissional futura. A escolha pode ser dificultada por uma imaturidade geral, conflitos internos, fatores socioeconômicos e falta de conhecimento das áreas de atuação. Sendo assim, a orientação vocacional é composta por: entrevista inicial, um conjunto de testes psicológicos que avaliam personalidade, interesses profissionais e inteligência, e para finalizar, análise de resultados. A orientação é baseada em scores obtidos, gráficos de normalidade e levantamentos de questões pessoais verbalizados no processo terapêutico. Venha conhecer os psicólogos que o podem ajudar a se encontrar.
Conference
Assista ao vídeo

Por favor aguarde...

Como funciona?

Faça sua sessão por vídeo-chamada no próprio Zenklub.
Zenklub mobile Escolha seu especialista
Não precisa instalar nada. É simples e seguro. Experimente Grátis