Psicologia clínica

Através da escuta, do olhar e de métodos psicológicos: eis o caminho para a cura e prevenção da dor emocional. A subjetividade e a particularidade são os focos da psicologia clínica.

Sobre Psicologia clínica


A psicologia clínica é um método prático e teórico cujo objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar questões de ordem psicológica de maneira singular, visando reduzir o sofrimento humano. É um dos ramos da psicologia mais conhecidos, bastante associado à imagem da psicoterapia realizada em um consultório entre um terapeuta e um paciente.

Entretanto a psicologia clínica estende-se para outros espaços, como hospitais e até mesmo a internet, trabalhando também com grupos e utilizando-se de outros instrumentos, como observação e testes, por exemplo. Além da psicoterapia, a atuação clínica engloba a orientação psicológica, a orientação vocacional, a terapia de grupo e a avaliação psicológica, dentre outras possibilidades. O psicólogo clínico geralmente emprega uma abordagem psicológica para conduzir suas intervenções.

Dentre as mais conhecidas estão: psicanálise, analítica (ou junguiana), cognitivo-comportamental, sistêmica, corporal, terapia gestalt ou psicodrama. As técnicas e os métodos são diferentes conforme os tipos de terapia, pois cada uma possui formas distintas de compreender o psiquismo humano. Contudo todas visam a promoção da saúde mental e emocional dos indivíduos.
Conference
Assista ao vídeo

Por favor aguarde...

Como funciona?

Faça a sua sessão por vídeo-chamada no próprio Zenklub.
Zenklub mobile Escolha seu profissional
Não precisa instalar nada. É simples e seguro. Experimente Grátis