Perfil

EXPERIÊNCIA
  • Alterações de humor
  • Ansiedade
  • Autoconhecimento
  • Autoestima
  • Inteligência emocional
  • Meditação
  • Mindfulness
  • Sono
ESPECIALIDADES
  • Psicologia clínica
  • Terapia junguiana
  • Interpretação de sonhos
FORMAÇÃO
  • Conclusão do Programa Further Education in Analytical Psychology - Instituto Jung de Zurique, Suiça - 2017
  • Curso “Introdução e Prática de Psicologia Junguiana” - ministrado pela psicóloga Julieta M. H. Haddad em Bauru - 2015
  • Graduação em Bacharel em Psicologia - Universidade Sagrado Coração de Bauru - 2015
DESCRIÇÃO PESSOAL

Iniciei meus estudos na Universidade Sagrado Coração, Bauru. Dentre as diversas disciplinas que cursei, destaco a prática em Plantão Psicológico, Psicodiagnóstico e Clínica na Abordagem Junguiana.
No Plantão Psicológico aprendi a atender um caso despreparada pois, o paciente chegava à clínica e era atendido sem passar por triagem, em caráter de urgência. Geralmente eram pacientes que tinham sofrido alguma perda recente, estavam passando por crises de ansiedade ou necessitavam de suporte emocional para alguma situação específica de suas vidas. Essa prática me ensinou a atuar já na primeira sessão, buscando aliviar o sofrimento intenso, quando há, do paciente que me procura para, nas sessões seguintes podermos nos aprofundar em suas questões.
Em Psicodiagnóstico me identifiquei principalmente com as técnicas projetivas, como o Desenho Livre e o HTP. São testes projetivos que apresentam informações inconscientes sobre a personalidade da pessoa e que até hoje, utilizo como base no processo de compreensão da personalidade de meus pacientes através do desenho livre ou direcionado.
Foi na Clínica de Abordagem Junguiana que iniciei meus estudos sobre Jung. Atendi casos supervisionados buscando compreender a linguagem simbólica do inconsciente de meus pacientes. Em um caso específico, a utilização de metáforas simbólicas como forma de linguagem se mostrou bastante satisfatória tendo em vista o progresso do paciente.
Após a graduação, aprofundei meus estudos na psicologia analítica no curso da Julieta Haddad, em Bauru. Pude compreender melhor conceitos junguianos como Sombra, Anima, Animus, Self... Enquanto isso, já estava atuando em clínica, utilizando do conhecimento que a Universidade me proporcionou, acrescentando o desse curso e ainda, o estudo de cada caso que se me apresentava. Casos de alergia por causa psicológica, lutos, depressão e crises existenciais, dentre outros.
Foi logo após a conclusão do curso da Julieta que fui para a Europa pela primeira vez. Na Alemanha aprendi sobre Aura-Soma, uma terapia energética que utiliza o simbolismo das cores como base, me aprofundei em técnicas de meditação com uma sábia mulher, chamada Elisabeth. Ela me acolheu em sua casa e me ensinou diariamente durante um mês e meio sobre energia, yoga, chacras, sonhos lúcidos, simbologia e tantos outros conhecimentos que me agregaram não só na prática de minha profissão como, principalmente, no campo pessoal.
Logo após fui para Zurique por primeira vez, fazer o Programa Further Education in Analytical Psychology no Instituto Jung. Foi um período intensivo de seminários e palestras com temas relacionados à Mitologia, Sonhos, Movimento Autêntico, Alquimia, e muitos outros, vistos pela abordagem junguiana.
No ano seguinte voltei a Zurique. Participei dos seminários, todos assuntos novos para mim, que ampliaram ainda mais meu conhecimento. Realizei a avaliação oral e fui aprovada. O que mais me chamou atenção em Zurique foi a maneira em que o conhecimento foi passado, de uma forma muito mais prática do que teórica, como estava acostumada. Então mais do que teoria, aprendi práticas de atuação, formas de compreender aquilo que se apresentava nos relatos dos pacientes de uma maneira diferenciada, simbólica, e saber como proceder para a ampliação daquele conteúdo, não de forma a compreender racionalmente tudo o que era dito, mas de ajudar o paciente a sentir com as emoções e com o corpo também, abrangendo toda sua complexidade.
Desde então, realizei workshops sobre análise de sonhos, baseado nos seminários que tive no Instituto, dei aulas na Universidade Anhanguera como professora convidada para falar sobre a abordagem junguiana, participei de uma entrevista sobre o tema “luto”, paralelamente ao meu trabalho no consultório particular.
No período que estive vinculada a convênios, tive grande demanda de crianças, o que me proporcionou aumentar minha experiencia com essa faixa etária também, pois até então meu foco tinha sido adultos. Foi então que desenvolvi minha atuação com crianças através da ludoterapia mais a orientação aos cuidadores, fundamental para o progresso da terapia.
Recentemente, desenvolvi o Projeto de Saúde Emocional Infantil, com o objetivo de atuação em escolas com crianças em idade de 3 a 6 anos. Este projeto se constitui de atividades de yoga, mindfulness, atenção plena, consciencia corporal e conhecimento das emoções, voltadas para essa faixa etária. O objetivo do projeto é a diminuição de sintomas existentes nas crianças, principalmente a ansiedade e baixo auto estima; o autoconhecimento das sensações corporais e das emoções; e o aumento da resiliência, como forma de prevenção de desequilíbrios psicológicos e emocionais.
Também tenho trabalhado a energia feminina com pacientes mulheres, repercutindo no aumento da auto estima das mesmas, melhora de seus relacionamentos afetivos e desbloqueio de ressentimentos passados.
Em minha prática atual, concilio todos os conhecimentos adquiridos ao longo de minha trajetória profissional, avaliando cuidadosamente as necessidades dos meus pacientes e a forma como eles respondem às técnicas. Seja com técnicas de atenção plena, para a expansão da consciência, ou de análise de sonhos para o conhecimento de suas questões mais inconscientes, trabalho junto com o paciente, respeitando seu tempo e espaço e vendo-o como um ser humano cheio de possibilidades e qualidades que só precisa de um pouco de ajuda para ter uma vida emocional saudável e se tornar aquilo que é sua própria essência.

POLÍTICA DE REMARCAÇÃO

Remarcações podem ocorrer até 24 hora(s) antes sem custo adicional

Minhas Avaliações

Baseado em 3 opiniões

Atenciosa e prestativa, sempre consegue dar orientações e um novo modo de olhar as coisas, conseguindo trabalhar da melhor forma todos os assuntos que abordamos até agora. Amei
Aline November, 20 2019
Uma excelente profissional, bem dinâmica e atenciosa, conseguiu ir afundo no meu caso logo na primeira sessão super recomendo.
Jéssica November, 07 2019
Maravilha, recomendo!
BrunoAlessandro October, 26 2019