Sobre Assertividade


São vários os ditos populares sobre comunicar-se, não é mesmo? Mas, qual a melhor forma de se expressar? Assertividade é um termo já utilizado pela Psicologia há bastante tempo, mas sua divulgação é relativamente nova e vem ganhando grande espaço e impacto nas relações interpessoais. Compreende um estilo de comunicação e auto expressão, sendo considerada uma das principais habilidades que nos ajudam a conviver em sociedade preservando os direitos de todos. Ter uma comunicação assertiva envolve defender e expor os próprios desejos, pensamentos e sentimentos de forma clara e honesta, respeitando sempre o espaço alheio.

Com frequência, vemos a assertividade como uma alternativa ao comportamento passivo ou agressivo, já sendo reconhecida pela psicologia como a melhor forma de se expressar na maioria dos ambientes sociais. Mas, como ter um comportamento assertivo? Muitos estudos nos mostram que treinos de Habilidades Sociais e Assertividade com profissionais, podem desenvolver estratégias de comunicação importantes para resolução de problemas, favorecendo empatia, entendimento de si e do outro, valorização de ideias, autoestima e autoconfiança, mas principalmente diminuindo ansiedade, sobrecarga, frustração, sentimentos de culpa, solidão e isolamento.

A comunicação assertiva pode ser usada em todas as relações: profissionais, amorosas, entre amigos e familiares. Busque melhorar suas relações interpessoais usando o estilo de comunicação assertiva! Converse e esclareça dúvidas com os psicólogos no Zenklub. Autoria: Psicóloga Larissa Coutens
Conference
Assista ao vídeo

Por favor aguarde...

Como funciona?

Faça a sua sessão por vídeo-chamada no próprio Zenklub.
Zenklub mobile Escolha o seu especialista
Não precisa instalar nada. É simples e seguro. Experimente Grátis